Net Promoter Score (NPS): O que é, pra que serve?

Net Promoter Score NPS

Você saberia dizer qual o grau de lealdade dos seus clientes?

“Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar nosso produto ou serviço para outra pessoa?”

A ideia é que o NPS sirva de termômetro para indicar a saúde do seu relacionamento com os clientes, ajudando a perceber o nível de satisfação do seu serviço e qualidade do seu atendimento como um todo.

Como aplicar o NPS no seu atendimento?

Para aplicar o método de NPS no atendimento do seu negócio, o passo inicial é fazer o básico: elaborar uma pergunta padrão de NPS que deve ser respondida logo após um atendimento ou outro tipo de contato com o cliente, veja alguns exemplos:

  • “Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar nossa [empresa/serviço] a um amigo ou colega?”
  • “De 0 a 10, o quanto você indicaria a [nome da sua empresa] para um amigo ou familiar após o atendimento que recebeu?”
  • “Pensando em sua experiência com nosso atendimento, quão provável é que você nos recomende a um amigo? (0 – Nada provável, 10 – Extremamente provável)”
  • “Depois do nosso último atendimento, qual é a probabilidade de você recomendar nossos serviços a alguém que você conhece?”
  • “Avalie o seu atendimento com uma nota de 1 a 10!”

Depois de coletar as respostas, classifique seus clientes em diferentes categorias a depender da avaliação. Assim, você tem uma relação do nível de satisfação distribuído entre seus clientes. Ter esses dados permite uma análise de pontos fortes e fracos a serem trabalhados.

Medindo e usando o NPS no seu atendimento.

Não há uma metodologia exata para medir o NPS no atendimento do seu negócio, existem várias maneiras e a escolha do método depende dos canais que você utiliza para se comunicar com seus clientes. Uma opção comum é o uso de formulários de feedback enviados por e-mail logo após uma interação.

Agora, quando falamos do WhatsApp como canal de atendimento, as opções ficam mais amplas. Claro, como já falamos, você deve começar pelo básico: enviar a pergunta de NPS ao final dos seus atendimentos. Outra opção para a coleta desses dados pode ser também, durante o próprio atendimento, anotar possíveis indicadores de satisfação na conversa, seja manualmente ou fazendo uso dos chatbots.

Contudo, não basta apenas que você colete esses indicadores, você deve prosseguir para as próximas etapas: Análise e Plano de ação.

Análise: organize os dados que coletou e comece a fazer uma análise mais individual, identificando possíveis problemas que causaram uma má avaliação no caso de notas baixas. 

Além disso, veja também as conversas mais bem avaliadas e entenda o que pode ter causado isso, essa é uma ótima oportunidade para você explorar as maiores forças do seu atendimento.

Plano de ação: ok, agora que você já identificou suas falhas, elabore medidas de intervenção que visem resolver esses problemas e implemente.

Pode ser que você tenha que ter uma reunião mais incisiva com os seus atendentes, pode ser que você tenha que investir em softwares e equipamentos melhores, pode ser que a solução seja a implementação de treinamentos e workshops para aprimorar as habilidades do seu time.


O NPS é uma ferramenta verdadeiramente útil, que nem todas empresas aplicam, com o potencial para te elevar acima dos seus concorrentes. Ao implementar essa métrica no seu atendimento, você não só entende melhor o que seus clientes pensam do seu negócio, mas também descobre oportunidades para melhorar.

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