Recentemente, implementamos a autenticação de dois fatores (MFA) na plataforma – isso adiciona uma camada de segurança extra para acessar o chatPro, garantindo ainda mais a proteção dos acessos à sua conta.
Agora, além da senha, será necessário informar um código temporário gerado pelo app Google Authenticator para realizar o login (caso o recurso esteja ativado).
Antes de entrar nas especificações sobre a autenticação de dois fatores, gostaríamos de reforçar a importância desse recurso: uma camada a mais de segurança para realizar o login na plataforma garante a integridade da sua conta, portanto, recomendamos que todos ativem esse recurso.
Como funciona a autenticação de dois fatores?
➤ Com o recurso ativo e configurado, toda vez que você logar no chatPro será necessário informar o código do Google Authenticator.
Após 7 dias conectado, o código também será solicitado novamente.
➤ O usuário também poderá se desconectar de todos os dispositivos com um clique (caso tenha um dispositivo roubado, por exemplo).
Para isso, vá em Configurações > Meus dados > Autenticação de dois fatores (MFA).
➤ Além disso, o “admin” também poderá desconectar qualquer usuário de sua instância.
Em Configurações > Usuários > Escolha um usuário > Editar > Autenticação de dois fatores (MFA).
Como ativar?
1. Para ativar o recurso: acesse Configurações > Ajustes gerais e procure por Autenticação de dois fatores (MFA) e clique para ativar, depois em “Salvar”, no topo da tela.

2. Imediatamente após a ativação, todos os usuários da instância deverão cadastrar a chave no Google Authenticator.

Para cadastrar a chave no Google Authenticator:
→ Baixe o app na loja de aplicativos do seu dispositivo mobile (Android ou iOS).
→ Ao abrir o app pela primeira vez, faça o login com a sua conta google.
→ Pressione o ícone “➕” localizado no canto inferior direito da tela e escolha uma opção para cadastrar a chave.
3. Feito o processo, basta digitar o código gerado e clicar em verificar.
Problemas comuns.
Algumas situações como perda ou roubo dos dispositivos podem acontecer, para isso, elaboramos as seguintes soluções:
Perdi meu celular e não consigo obter o código.
↳ Peça a outro “admin” para revogar seu MFA.
(Configurações > Usuários > Seu usuário > Revogar MFA).
Roubaram meu dispositivo (celular, computador).
↳ Recomendamos que outro administrador o desconecte de todos os dispositivos.
(Configurações > Usuários > Seu usuário > Desconectar dispositivos)
Sou o único administrador e não consigo obter o código.
↳ Solicite ao suporte do chatPro para desativar o MFA provisoriamente. Será necessário enviar um documento que prove que você é um administrador da instância.
Desativei por engano o MFA. O que acontece se ativar novamente?
↳ A chave criada no Google Authenticator permanece a mesma para todos os usuários (não será necessário repetir o processo).