Qual Inteligência Artificial usar?
Antes de responder a questão principal que te fez clicar nesse post, é importante que você conheça minimamente quais tecnologias estão disponíveis no mercado. Assim, você fica sabendo qual inteligência artificial (IA) te atende melhor e quais funcionalidades dela podem ser úteis para o seu negócio.
A inteligência artificial (IA) abrange todo um grupo de tecnologias que podem ser aplicadas em diferentes áreas para melhorar processos, eficiência e resultados. Entre os tipos de IA mais comuns, encontramos:
Inteligência Artificial de Texto
Essas ferramentas processam e geram texto com base em um aprendizado extenso, que pode ser feito de diversas maneiras, com diferentes tipos de fontes coletadas e agrupadas em uma base de dados.
As principais tecnologias de inteligência artificial desse tipo disponíveis no mercado são:
– chatGPT (OpenAI)
– BERT (Google)
– RoBERTa (Facebook/Meta)
– T5 (Google)
Inteligência Artificial de Imagens
Esse tipo de IA está bem famoso no momento devido a sua especialidade na criação de imagens a partir de prompts em formato de texto. Algumas delas conseguem também interpretar imagens e detectar objetos em tempo real.
As principais disponíveis atualmente são:
– DALL-E (OpenAI)
– MidJourney
– DeepArt
– Firefly (Adobe)
Inteligência Artificial de Vídeos
Com as últimas novidades publicadas pela OpenAI e Adobe, as inteligências artificiais voltadas para a criação de vídeos estão a todo vapor. Essas são capazes de gerar vídeos do zero e adaptar vídeos reais introduzindo novos elementos (como o deepfake).
Analisar e fazer o reconhecimento de vídeos também é uma possibilidade com algumas dessas IAs, veja alguns exemplos:
– Sora (OpenAI)
– Firefly (Adobe)
– Veed.io
– DeepBrain
Inteligência Artificial para Áudios
A especialidade da vez é o processamento de linguagem natural (NLP) e reconhecimento de fala. São usadas principalmente para a transcrição de voz, sintetização de falas e análise de comportamentos.
As principais disponíveis no mercado são:
– Whisper (OpenAI)
– Sonix
– Resemble.ai
– Descript
Inteligência Artificial Preditiva
Por mais que esse tipo de IA seja menos conhecida, ela se torna muito importante pela sua capacidade impressionante de analisar dados históricos e prever tendências futuras. Isso acaba sendo muito útil em setores financeiros, por exemplo.
Confira alguns exemplos:
– H2O.ai
– DataRobot
– Amazon Forecast
– Alteryx
Aplicações de Inteligência Artificial em diferentes segmentos
Agora que você já entende um pouco melhor a variedade de IAs que estão disponíveis para a sua utilização, vamos ao tema central. A seguir, veremos como ela pode ser aplicada em alguns segmentos específicos para otimizar processos e melhorar resultados.
IA em e-commerce
No e-commerce, a IA pode ser utilizada de diversas formas com o intuito de personalizar a experiência de compra dos clientes.
Afinal, você não terá quase nenhum contato direto com cada um dos seus clientes, portanto, proporcionar uma experiência agradável é essencial.
A automação de atendimento ao cliente através de chatbots é a aplicação mais básica. Esses chatbots com IA podem responder perguntas frequentes, processar pedidos e resolver problemas e auxiliar o seu cliente em poucos segundos, liberando tempo dos atendentes humanos para lidar com questões mais específicas.
Outra aplicação frequente são as vitrines inteligentes, capazes de fazer sugestões de produtos para o cliente em etapas da compra como o check-out. Essas recomendações são feitas com base no comportamento e histórico de cada usuário, o que aumenta as chances de compra.
IA em empresas de serviços e produtos variados
Um ponto em comum de todas as empresas que fornecem algum produto ou serviço para o mercado é: o atendimento.
Aqui mesmo no blog sempre abordamos a importância de proporcionar uma boa experiência ao cliente, incluindo dicas.
Nesse sentido, a implementação da inteligência artificial no processo de atendimento está se tornando bastante comum nos últimos tempos, pelos seus diversos benefícios.
Já mostramos que o crescimento de empresas que implementam essas tecnologias no seu atendimento é substancialmente maior do que a média do mercado.
Pense, por exemplo, em clínicas das mais variadas especialidades; nesse caso, assistentes virtuais podem agendar consultas, responder perguntas frequentes sobre tratamentos e enviar lembretes automáticos para os pacientes.
Ou, por exemplo, em escritórios de contabilidade: melhorando a eficiência administrativa e a experiência do cliente, coletando informações dos leads e realizando o primeiro atendimento.
IA em agências
Seja você uma agência de marketing e publicidade, de eventos ou alguma área relacionada, saiba que você pode utilizar IA para otimizar os seus serviços.
A inteligência artificial de texto pode ser amplamente utilizada para auxiliar na criação de conteúdo, dando ideias, revisando textos e aperfeiçoando descrições, posts em blogs, anúncios e etc.
Além disso, uma abordagem mais analítica pode ser utilizada, como o monitoramento das reações de consumidores em tempo real nas redes sociais, permitindo o ajuste de estratégias de comunicação de acordo com o feedback do público.
O ponto é: todos os negócios precisam aumentar a sua produtividade e a inteligência artificial certamente oferece um vasto leque de possibilidades para isso. Desde personalizar a experiência do cliente em e-commerce até otimizar rotas de entrega em serviços de delivery, a IAs já estão sendo utilizadas e estão cada vez mais se aprimorando.
É justo dizer que elas transformam a maneira como as empresas operam e quem se adaptar a esse novo olhar tecnológico das coisas, vai sair ganhando.
Melhorar a eficiência, reduzir custos e aumentar a satisfação do cliente é a receita de bolo mais básica para posicionar o seu negócio à frente no mercado. Para mais informações sobre como a IA pode transformar seu negócio, confira: