Ok, você já sabe o quão essencial é ter um chatbot para o WhatsApp do seu negócio, não é? 👀
Bom, se você não sabe, recomendamos conferir esse post aqui no nosso blog onde falamos sobre os tipos de chatbot e porque o seu negócio deve ter um. Mas, agora, estamos aqui para falar de uma maneira mais direta: como criar um chatbot para o WhatsApp do seu negócio na prática.
Faça um chatbot completo para o seu WhatsApp sem utilizar códigos.
Há pouco tempo atrás, uma das maiores dificuldades que os donos de negócios enfrentavam quando o assunto era a criação de chatbots para o atendimento por WhatsApp das suas empresas, era a complexidade envolvida.
O empresário que não tinha o tempo ou investimento necessário para montar uma equipe de TI e criar um chatbot do zero integrado ao WhatsApp, essa ferramenta se tornava bastante inacessível.
Hoje, graças a plataformas como o chatPro, isso é possível de forma simples, prática e barata.
Configurando um chatbot convencional para o WhatsApp.
Quando falamos de “chatbot convencional”, estamos nos referindo a aqueles robôs de atendimento padrões, mais básicos, com menus e caminhos pré-definidos.
Dentro da nossa plataforma, é simples:
1. Crie seu menu principal, geralmente esse é o menu de boas vindas.
2. Escreva a mensagem do menu e as opções que seu lead pode escolher.
3. Defina quais ações serão tomadas para cada opção (transferir para outros menus, departamentos…)
Pronto, em 3 passos você já criou o primeiro menu do seu chatbot e entendeu toda a lógica envolvida, agora basta esquematizar qual vai ser o seu fluxo (a depender do seu negócio e necessidades) e criar todos os menus necessários.
Configurando um Chatbot com Inteligência Artificial para o WhatsApp.
Agora sim, estamos falando de evolução e tecnologia! A implementação das linguagens generativas de IA’s no atendimento é uma tendência comprovada para o futuro dos negócios e já está sendo colocada em prática.
Veja como é simples configurar um chatbot integrado à inteligência artificial no chatPro.
1. Conecte sua conta na OpenAI com o chatPro.
2. Escolha entre os métodos de aprendizagem da IA:
→ Simples (Perguntas e Respostas) → Avançado (Descrição do Prompt)
Para o modelo Simples, basta escrever (como se estivesse fazendo um FAQ para o seu negócio) perguntas e respostas frequentes que falem sobre a sua empresa. Sinta-se livre para adicionar quantos tópicos quiser, desde informações básicas (nome e nicho, por exemplo) até informações mais específicas (produtos que oferece e preços, por exemplo).
Para o modelo Avançado, você tem total liberdade de escrita para descrever da melhor maneira possível tudo o que você sabe sobre a sua empresa para a inteligência artificial.
Sugerimos que lembre dos seguintes pontos na hora de montar o seu prompt:
> Como o seu chatbot deve se portar.
→ Tipo de linguagem, Formataçaõ do Texto.
→ Estratégias específicas de vendas/persuasão.
> Como o seu chatbot deve se portar.
→ O que faz, quais produtos/serviços oferece.
→ Descrição dos seus produtos/serviços.
→ Preços e orçamentos.
→ Dúvidas frequentes.
No fim das contas, o importante aqui é ser o mais específico possível, quanto mais você treinar o seu chatbot e adaptar o prompt, ele aprende mais rápido e performa melhor.
Veja como seu atendimento pode mudar com as integrações de inteligência artificial no seu WhatsApp!
Teste o nosso chatbot agora mesmo, sem compromisso, direto no chat do seu WhatsApp.
Comentários
Uma resposta para “Como criar um chatbot para o WhatsApp do seu negócio.”
[…] o WhatsApp Oficial, você pode automatizar diversos processos de atendimento. A integração com chatbots inteligentes permite responder rapidamente às perguntas frequentes, processar pedidos e fornecer informações […]