Marketing Conversacional.
A arte de usar diálogos em tempo real (seja via chat, voz ou mesmo em chamada) para guiar clientes na jornada de compra é um conceito já consolidado dentro dos estudos de marketing.
Não é atoa que grandes empresas de sucesso são experts no assunto.
Existem 3 pilares que são fundamentais para entender o marketing conversacional:
↪ Personalização: Cada interação é única e adaptada ao perfil de cada cliente.
↪ Praticidade: Respostas rápidas e em qualquer horário.
↪ Engajamento: Conversas que criam conexão.
Dominando esses três elementos, empresas conseguem converter mais e se relacionar com seus clientes com mais qualidade.
Fato é que essa tática potencializou-se ainda mais a partir do momento em que chatbots e, mais recentemente, as inteligências artificiais entraram em campo. Implementar chatbots e agentes virtuais com IA não é “substituir humanos”, mas sim intensificar o rendimento da equipe.
A implementação de chatbots e IA conversacional.

Uma implementação básica de chatbots como estratégia de atendimento é a criação de um assistente que faça a qualificação dos leads, ou seja, um chatbot que faz a triagem do cliente para que um atendente humano seja capaz de inciar o atendimento já com as informações necessárias para realizar o mesmo.
A resposta imediata à um primeiro contato é extremamente importante para não perder o cliente por demora na resposta.
Agora, agentes virtuais com inteligência artificial elevam a experiência a outro patamar.
Humanizar a conversa, identificando padrões de comportamento e fornecendo respostas contextualizadas quase que imediatamente pode ser a chave para atender um grande volume de clientes, ao mesmo tempo, em qualquer horário com a qualidade e complexidade de um colaborador bem treinado.
No chatPro, por exemplo, integramos os principais modelos do chatGPT nas nossas funcionalidades de IA. Assim, é possível criar um agente virtual que absorve o contexto do seu negócio e, em constante aprendizado, atende 24/7.
Resultados comprovados na prática.
Enquanto a Casas Bahia processou mais de 36 milhões de mensagens durante a black friday utilizando chatbots, muitas empresas continuam com suas operações lentas e perdendo grandes oportunidades.
Um cliente nosso, inclusive, foi capaz de aumentar em até 50% o volume de clientes que atendia durante o natal após a implementação dos agentes virtuais em sua operação (Moondeck).
Você pode conferir o depoimento dele aqui no nosso Instagram!
Citando grandes empresas como a Casas Bahia pode passar a impressão que marketing e IA conversacional são “luxos” que nem todo negócio pode adotar, mas não seja enganado por esse pensamento.
Atender com inteligência artificial e otimizar todo o processo da jornada do cliente é, no mercado atual, sobrevivência. Dito isso, absolutamente todos os negócios podem começar a atender com tecnologia de ponta e utilizando ferramentas de preços acessíveis, como o próprio chatPro 😉.
Se você deseja se aprofundar um pouco mais nesse universo do atendimento com inteligência artificial, acompanhe nossos outros conteúdos aqui no blog e também no nosso Instagram e Youtube!