O que são Assistentes Virtuais Inteligentes?
Se você navega por aí na internet e pesquisa sobre negócios, marketing e atendimento, provavelmente já viu algo sobre “assistentes virtuais inteligentes” e como eles estão revolucionando a maneira de interagir com clientes.
Essas ferramentas avançadas usam inteligência artificial para oferecer suporte contínuo, responder perguntas e facilitar transações, tudo isso sem a necessidade de intervenção humana constante. Com a capacidade de operar 24 horas por dia, as possibilidades são infinitas, todas levando à capacidade de aumentar a satisfação dos seus clientes.
Esses sistemas não apenas respondem a perguntas, mas também aprendem e se adaptam com o tempo, oferecendo uma experiência cada vez mais rica e personalizada para os usuários.
Nesse post, entenda um pouco sobre como funcionam os assistentes virtuais e exemplos de como o seu negócio pode beneficiar-se dessa tecnologia!
As vantagens dos Assistentes Virtuais Inteligentes.
Implementar um assistente virtual inteligente traz benefícios diretos para o seu negócio. Afinal, é só pensar na possibilidade de ter um atendente em tempo integral, que responde perguntas como um humano e está em constante aprendizado. Assim, esses atendentes virtuais se adaptam a qualquer situação.
Primeiramente, os assistentes virtuais oferecem uma maneira eficiente de reduzir custos operacionais enquanto maximizam a acessibilidade e a resposta ao cliente. Com um assistente virtual, o seu negócio consegue lidar com um volume maior de leads, filtrando essa base de possíveis clientes com rapidez, deixando apenas os casos mais elaborados para os atendentes humanos.
Esse “constante aprendizado” dos assistentes virtuais inteligentes acontece graças ao modo como as Inteligências Artificiais aprendem, que você pode entender um pouco melhor aqui.
Os assistentes virtuais inteligentes se diferenciam dos chatbots convencionais, que apesar de terem sim a sua utilidade, infelizmente são limitados e dependem de um fluxo pré-programado. Quando você implementa esses agentes virtuais no seu atendimento, você está colocando um cérebro para pensar.
Isso significa que, todo o esquema de automatizar o seu atendimento fica muito mais agradável para você e para o seu cliente. Afinal, unir a rapidez e praticidade de um chatbot com a personalização e inteligência de uma mente ativa, é uma coisa que poucas empresas oferecem.
E como já abordamos aqui em outro post, ter um atendimento de qualidade é essencial para se diferenciar no mercado. É o básico, que poucos fazem com maestria.
Veja algumas das possibilidades de utilizar um assistente virtual inteligente:
Atender 24 horas por dia.
Nunca mais perca clientes pela demora ou ausência de atendentes, sempre que algum lead cair nos seus canais, a sua empresa estará lá, pronta para responder e gerenciar esse atendimento.
Fora que, diferente de um chatbot comum, seu assistente virtual consegue conversar com o cliente de maneira autônoma, ampliando a gama de casos que ele pode resolver sozinho.
Trate os leads com qualidade.
Não perca possíveis clientes porque seu chatbot não soube o que o cliente quis dizer ou não foi capaz de respondê-lo corretamente. Dadas as instruções certas, os assistentes virtuais conseguem entender o cliente e respondê-lo da maneira correta.
Retire dúvidas frequentes.
Fornecendo instruções sobre o seu negócio como: horário de atendimento, catálogo de produtos, preços, serviços e dúvidas frequentes passadas. Você capacita seu assistente virtual inteligente a esclarecer quaisquer perguntas técnicas sobre a sua empresa, com naturalidade.
Integração dos Assistentes Virtuais Inteligentes com outras plataformas e serviços
Tudo que falamos até aqui, se trata apenas das capacidades nativas dos assistentes virtuais inteligentes. A capacidade desses assistentes se expande quando pensamos nas integrações que são possíveis.
Já falamos aqui sobre como funciona uma das integrações mais utilizadas nas empresas: chatbot x CRM. Agora imagine quais são as possibilidades de integrar toda uma base de dados interna do seu negócio a um assistente virtual inteligente, que vai utilizar aquilo como alimento para o seu aprendizado.
As combinações são infinitas.
O futuro dos Assistentes Virtuais Inteligentes
Os assistentes virtuais inteligentes são mais do que uma conveniência; eles são uma verdadeira inovação no atendimento ao cliente. Além disso, são uma necessidade estratégica para empresas que buscam otimizar a eficiência e melhorar a experiência do cliente.
Os temas que envolvem IA no geral, são muitas vezes controversos. Mas um fato inegável é: essa tecnologia veio para ficar e está, cada vez mais, especializada. Então cabe a nós, nos adaptarmos à ela e, aplicando da melhor maneira possível, utilizá-la para o nosso benefício.