Como a Inteligência Artificial se aplica ao segmento do seu negócio?

Como aplicar a Inteligência Artificial no seu negócio

Qual Inteligência Artificial usar?

Antes de responder a questão principal que te fez clicar nesse post, é importante que você conheça minimamente quais tecnologias estão disponíveis no mercado. Assim, você fica sabendo qual inteligência artificial (IA) te atende melhor e quais funcionalidades dela podem ser úteis para o seu negócio.

Inteligência Artificial de Texto

Essas ferramentas processam e geram texto com base em um aprendizado extenso, que pode ser feito de diversas maneiras, com diferentes tipos de fontes coletadas e agrupadas em uma base de dados.

As principais tecnologias de inteligência artificial desse tipo disponíveis no mercado são:

– chatGPT (OpenAI)

– BERT (Google)

– RoBERTa (Facebook/Meta)

– T5 (Google) 

Inteligência Artificial de Imagens

Esse tipo de IA está bem famoso no momento devido a sua especialidade na criação de imagens a partir de prompts em formato de texto. Algumas delas conseguem também interpretar imagens e detectar objetos em tempo real.

As principais disponíveis atualmente são:

– DALL-E (OpenAI)

– MidJourney

– DeepArt

– Firefly (Adobe)

Inteligência Artificial de Vídeos

Com as últimas novidades publicadas pela OpenAI e Adobe, as inteligências artificiais voltadas para a criação de vídeos estão a todo vapor. Essas são capazes de gerar vídeos do zero e adaptar vídeos reais introduzindo novos elementos (como o deepfake).

Analisar e fazer o reconhecimento de vídeos também é uma possibilidade com algumas dessas IAs, veja alguns exemplos:

– Sora (OpenAI)

– Firefly (Adobe)

– Veed.io

– DeepBrain

Inteligência Artificial para Áudios

As principais disponíveis no mercado são:

– Whisper (OpenAI)

– Sonix

– Resemble.ai

– Descript

Inteligência Artificial Preditiva

Por mais que esse tipo de IA seja menos conhecida, ela se torna muito importante pela sua capacidade impressionante de analisar dados históricos e prever tendências futuras. Isso acaba sendo muito útil em setores financeiros, por exemplo.

Confira alguns exemplos:

– H2O.ai

– DataRobot

– Amazon Forecast

– Alteryx

Aplicações de Inteligência Artificial em diferentes segmentos

Agora que você já entende um pouco melhor a variedade de IAs que estão disponíveis para a sua utilização, vamos ao tema central. A seguir, veremos como ela pode ser aplicada em alguns segmentos específicos para otimizar processos e melhorar resultados.

IA em e-commerce

No e-commerce, a IA pode ser utilizada de diversas formas com o intuito de personalizar a experiência de compra dos clientes. 

Afinal, você não terá quase nenhum contato direto com cada um dos seus clientes, portanto, proporcionar uma experiência agradável é essencial.

IA em empresas de serviços e produtos variados

Um ponto em comum de todas as empresas que fornecem algum produto ou serviço para o mercado é: o atendimento. 

Nesse sentido, a implementação da inteligência artificial no processo de atendimento está se tornando bastante comum nos últimos tempos, pelos seus diversos benefícios. 

Já mostramos que o crescimento de empresas que implementam essas tecnologias no seu atendimento é substancialmente maior do que a média do mercado.

Pense, por exemplo, em clínicas das mais variadas especialidades; nesse caso, assistentes virtuais podem agendar consultas, responder perguntas frequentes sobre tratamentos e enviar lembretes automáticos para os pacientes. 

Ou, por exemplo, em escritórios de contabilidade: melhorando a eficiência administrativa e a experiência do cliente, coletando informações dos leads e realizando o primeiro atendimento.

IA em agências

Seja você uma agência de marketing e publicidade, de eventos ou alguma área relacionada, saiba que você pode utilizar IA para otimizar os seus serviços. 

A inteligência artificial de texto pode ser amplamente utilizada para auxiliar na criação de conteúdo, dando ideias, revisando textos e aperfeiçoando descrições, posts em blogs, anúncios e etc. 

Além disso, uma abordagem mais analítica pode ser utilizada, como o monitoramento das reações de consumidores em tempo real nas redes sociais, permitindo o ajuste de estratégias de comunicação de acordo com o feedback do público.


O ponto é: todos os negócios precisam aumentar a sua produtividade e a inteligência artificial certamente oferece um vasto leque de possibilidades para isso. Desde personalizar a experiência do cliente em e-commerce até otimizar rotas de entrega em serviços de delivery, a IAs já estão sendo utilizadas e estão cada vez mais se aprimorando.

É justo dizer que elas transformam a maneira como as empresas operam e quem se adaptar a esse novo olhar tecnológico das coisas, vai sair ganhando.

Melhorar a eficiência, reduzir custos e aumentar a satisfação do cliente é a receita de bolo mais básica para posicionar o seu negócio à frente no mercado. Para mais informações sobre como a IA pode transformar seu negócio, confira:


Publicado

em

por